Henri Wallon nasceu em Paris, na França no ano de 1879, graduado em medicina e psicologia, estudou também filosofia. Durante  a Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918), atuou como medico contribuindo para o tratamento de pessoas com distúrbios psiquiátricos. Foi responsável pela criação do laboratório de psicologia biológica da criança, em 1925, após 4 anos tornou-se professor na Universidade de Sorbonne e vice-presidente do Grupo Frances de Educação Nova, esta instituição revolucionou o sistema de ensino daquele país e da qual foi presidente de 1946 até seu falecimento em Paris, em 1962.
     Durante toda sua vida dedicou-se  a estudar e conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças, o filósofo francês demonstrou que as crianças tem corpo e emoções na sala de aula.
     Na Segunda Guerra Mundial ( 1935-1945), Henri Wallon, participou das forças de resistência contra Adolf Hitler, sendo perseguido pela Gestapo( a polícia politica nazista).
     Wallon propôs  mudanças estruturaria no sistema educacional francês, em  1947, coordenando o projeto de Reforma do Ensino, conhecido como Langevin –Wallon- conjunto de propostas equivalente a nossa Lei de Diretrizes e Bases, que propoem que nenhum aluno deve ser reprovado em uma avaliação escolar.
     Lançou a revista Enfance em 1948, que se transformou em uma espécie de bíblia para pesquisadores e professores, uma plataforma de novas idéias  no mundo da educação.

     A teoria de Wallon, é um desafio para pais, professores e escolas, ela faz uma resistência aos métodos pedagógicos tradicionais, valorizando a afetividade, demonstrando que ela é essencial ao desenvolvimento das pessoas.

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