Henri Wallon nasceu em Paris, na França no
ano de 1879, graduado em medicina e psicologia, estudou também filosofia.
Durante a Primeira Guerra Mundial (
1914-1918), atuou como medico contribuindo para o tratamento de pessoas com
distúrbios psiquiátricos. Foi responsável pela criação do laboratório de
psicologia biológica da criança, em 1925, após 4 anos tornou-se professor na
Universidade de Sorbonne e vice-presidente do Grupo Frances de Educação Nova, esta
instituição revolucionou o sistema de ensino daquele país e da qual foi
presidente de 1946 até seu falecimento em Paris, em 1962.
Durante toda sua vida dedicou-se a estudar e conhecer a infância e os caminhos
da inteligência nas crianças, o filósofo francês demonstrou que as crianças tem
corpo e emoções na sala de aula.
Na Segunda Guerra Mundial ( 1935-1945),
Henri Wallon, participou das forças de resistência contra Adolf Hitler, sendo
perseguido pela Gestapo( a polícia politica nazista).
Wallon
propôs mudanças estruturaria no sistema
educacional francês, em 1947, coordenando
o projeto de Reforma do Ensino, conhecido como Langevin –Wallon- conjunto de
propostas equivalente a nossa Lei de Diretrizes e Bases, que propoem que nenhum
aluno deve ser reprovado em uma avaliação escolar.
Lançou a revista Enfance em 1948, que se
transformou em uma espécie de bíblia para pesquisadores e professores, uma
plataforma de novas idéias no mundo da
educação.
A teoria de Wallon, é um desafio para
pais, professores e escolas, ela faz uma resistência aos métodos pedagógicos
tradicionais, valorizando a afetividade, demonstrando que ela é essencial ao
desenvolvimento das pessoas.
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